Quem quer comunicar com o agricultor?!

Quem quer comunicar com o agricultor?!

Os agricultores e o sector agrícola tem muitas dificuldades em comunicar com os consumidores dos seus produtos.

O acesso democrático à Internet veio revolucionar o mundo. A forma como as empresas interagem com o seu público-alvo foi profundamente alterada, de tal maneira que quem não constar na rede, “não existe”. 

Tal como “não existem” centenas de agricultores no nosso país, que cultivam entre-muros produtos fantásticos, infelizmente longe do conhecimento do grande público, que tantas vezes pode até estar paredes meias com a sua exploração agrícola. 

Este meio de divulgação é tão importante em agricultura, que permite estabelecer novos equilíbrios entre o agricultor, os seus produtos e os meios de logística e distribuição.

Talvez o mais importante recurso gerado pelos novos meios de comunicação digital sejam as visitas regulares que podem gerar a médio/longo prazo aos espaços produtivos, desde que estejam minimamente preparados para receber, mesmo que sazonalmente, os potenciais interessados.

Apesar de tudo, ainda não existe marketing que supere a fantástica experiência que é visitar uma Quinta quando ela está mais bonita, normalmente nas épocas do ano mais favoráveis em termos climáticos. 

O efeito gerado por uma boa experiência sensorial associada a estas visitas, quando bem organizadas, assume-se como marcante e contribuirá, com a passagem boca-a-boca, para fomentar visitas regulares, às quais o agricultor poderá associar um conjunto de produtos e serviços.

Conhecer, sentir, vivenciar o que durante meses foram acompanhando através de um site, blogue, rede social ou vídeo será o culminar de todo um trabalho que o agricultor deve desenvolver, de forma a contribuir para a criação de um novo paradigma, sobretudo na pequena e média agricultura, que criará necessariamente uma relação bem diferente com o consumidor dos seus produtos e uma forma de estar totalmente inovadora para os profissionais desta área, que podem assim adicionar valor acrescentado às suas actividades.

Comunicar é para mim tão importante, que mantenho no meio dos meus campos de cultivo um pombal medieval e um molho de lenha húmida. 

Na eventualidade de uma crise energética (um cenário cada vez mais real nos dias que correm), poderei continuar a comunicar convosco utilizando pombos-correio ou sinais de fumo…

A questão é: estais preparados para receber a mensagem do agricultor?!
#luisalvesagricultor #quemquernamorarcomoagricultor

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: