Quem quer comunicar com o agricultor?!
Quem quer comunicar com o agricultor?!
Os agricultores e o sector agrícola tem muitas dificuldades em comunicar com os consumidores dos seus produtos.
O acesso democrático à Internet veio revolucionar o mundo. A forma como
as empresas interagem com o seu público-alvo foi profundamente
alterada, de tal maneira que quem não constar na rede, “não existe”.
Tal como “não existem” centenas de agricultores no nosso país, que
cultivam entre-muros produtos fantásticos, infelizmente longe do
conhecimento do grande público, que tantas vezes pode até estar paredes
meias com a sua exploração agrícola.
Este meio de divulgação é
tão importante em agricultura, que permite estabelecer novos equilíbrios
entre o agricultor, os seus produtos e os meios de logística e
distribuição.
Talvez o mais importante recurso gerado pelos novos
meios de comunicação digital sejam as visitas regulares que podem gerar
a médio/longo prazo aos espaços produtivos, desde que estejam
minimamente preparados para receber, mesmo que sazonalmente, os
potenciais interessados.
Apesar de tudo, ainda não existe
marketing que supere a fantástica experiência que é visitar uma Quinta
quando ela está mais bonita, normalmente nas épocas do ano mais
favoráveis em termos climáticos.
O efeito gerado por uma boa
experiência sensorial associada a estas visitas, quando bem organizadas,
assume-se como marcante e contribuirá, com a passagem boca-a-boca, para
fomentar visitas regulares, às quais o agricultor poderá associar um
conjunto de produtos e serviços.
Conhecer, sentir, vivenciar o
que durante meses foram acompanhando através de um site, blogue, rede
social ou vídeo será o culminar de todo um trabalho que o agricultor
deve desenvolver, de forma a contribuir para a criação de um novo
paradigma, sobretudo na pequena e média agricultura, que criará
necessariamente uma relação bem diferente com o consumidor dos seus
produtos e uma forma de estar totalmente inovadora para os profissionais
desta área, que podem assim adicionar valor acrescentado às suas
actividades.
Comunicar é para mim tão importante, que mantenho no
meio dos meus campos de cultivo um pombal medieval e um molho de lenha
húmida.
Na eventualidade de uma crise energética (um cenário
cada vez mais real nos dias que correm), poderei continuar a comunicar
convosco utilizando pombos-correio ou sinais de fumo…
A questão é: estais preparados para receber a mensagem do agricultor?!
#luisalvesagricultor #quemquernamorarcomoagricultor
#luisalvesagricultor #quemquernamorarcomoagricultor
0 comentários:
Enviar um comentário