Morreu a árvore da amizade

Um plátano plantado na cidade de Londres em 1794, com mais de 1,80 m de diâmetro, foi avaliado em mais de 800.000 euros, tornando-se a árvore mais valiosa de Inglaterra.

A sua avaliação foi baseada num sistema desenvolvido pelas autoridades locais. Tem em conta o tamanho, estado fitossanitário, significado histórico e o número de pessoas a viver perto. 

Só na cidade de Londres, o valor estimado do património arbóreo é de cerca de 7 biliões de euros, de acordo com o inovador sistema de avaliação. 

Além dos plátanos, na lista das mais valiosas estão carvalhos, castanheiros-da-índia e faias. Existem muitas espécies valiosas espalhadas por toda a cidade. A maior parte está avaliada entre 8,500 e 12800 euros.

Este sistema de avaliação, conhecido como CAVAT (capital asset value for amenity trees), ou outro idêntico, deveriam ser adoptados pelas autoridades locais de todos os países, de forma a prevenir o massacre das árvores, facilmente substituídas por todo o tipo de construções. 

No futuro, ter um valor real indexado torna-se importante quando uma árvore se encontra de alguma forma ameaçada. 

O elevado valor das árvores exigirá esforços extras aquando de uma tomada de decisão que envolva abater/deslocar uma árvore.

Estou seguro que o carvalho da amizade, plantado por Trump e Macron, bem como milhares de outras que se plantam a fazer de conta e depois se abandonam, teriam muito mais hipóteses de sobreviver.

Para isso, todos teremos que perceber o seu verdadeiro valor, mesmo que seja na única linguagem que a maioria das pessoas parece entender: o dinheiro.

https://www.publico.pt/2019/06/10/mundo/noticia/arvore-plantada-trump-macron-sinal-amizade-morreu-1875996?fbclid=IwAR2S0rScDvik-szyMTh7umT6YUSUkbPXUfwvLPwdAXDcAQYgNOBd8YAoRAU

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: