Guia de campo para limpar o cu

Só nas alturas de crise é que as famílias portuguesas parecem compreender o importante papel (literalmente neste caso, já vão perceber porquê) desempenhado pelos agricultores. A pedido de muitos, que já não conseguem comprar papel higiénico, porque outros decidiram que era todo para eles, apresento algumas alternativas.

Não se ponham a utilizar couves ou alfaces, porque não sabem se amanhã poderão vir a precisar delas para comer. Apresento-vos o TOP TEN de plantas espontâneas ou cultivadas em Portugal, que facilmente encontrarão nas bordaduras dos campos de cultivo, utilizadas há milhares de anos para limpar o cu.

Em cada imagem poderão encontrar a identificação da planta e uma tabela de equivalência para a qualidade (resistência, dureza, aspereza, capacidade de absorção, observações e cuidados a ter).

Este será muito provavelmente o primeiro artigo do género escrito em português, pelo que o poderão guardar para posteriormente utilizar como guia de campo.

Não precisam de agradecer, sou o vosso agricultor de serviço, que está aqui para ajudar no que puder, todos os dias.

 
Verbasco (Verbascum thapsus). Muito frequente em todo o território. Equivalente a um folha tripla. Muito resistentes e macias. Elevada capacidade de absorção, com poucas folhas fazemos o serviço completo. Fácil de colher. Sem dúvida, as minhas favoritas no que toca a limpar o rabo no campo.


Inhame (Colocasia esculenta). Frequente nas regiões autónomas dos Açores e Madeira. Como só o caule se come, poderão facilmente utilizar as folhas, sem desperdício. Equivalente a um folha dupla. Muito resistentes e sedosas, nada ásperas, razoavelmente macias. Pouca capacidade de absorção, poderá ser necessário utilizar várias. Difícil de colher. Também cultivada como planta ornamental, de interior e exterior, poderá fazê-lo para utilizar em emergências.


Dedaleiras (Digitalis purpurea). Frequente em todo o território. Equivalente a um folha simples. Pouco resistentes, muito ásperas. Razoável capacidade de absorção, poderá ser necessário utilizar várias. Fácil de colher. Rica em digitalina, razão pela qual não é aconselhável a cardíacos.


Jarros (Zantedeschia aethiopica). Frequente em todo o território. Equivalente a um folha dupla. Muito resistentes e sedosas, nada ásperas, razoavelmente macias. Pouca capacidade de absorção, poderá ser necessário utilizar várias. Fácil de colher. Também cultivada como planta ornamental de exterior, poderá fazê-lo para utilizar em emergências.


Falso-boldo (Plectranthus barbatus). Para brasileiros residentes em Portugal, que a cultivam para combater ressacas. Surge apenas cultivado. Equivalente a um folha simples. Razoavelmente resistentes, muito macias. Razoável capacidade de absorção, poderá ser necessário utilizar várias. Fácil de colher.


Língua-de-vaca (Rumex obtusifolius). Frequente em todo o território. Para alguns, pode soar estranho saber que estão a limpar o rabo a uma planta com nome de língua de um animal. Equivalente a um folha simples. Pouco resistentes, razoavelmente macias. Pouca capacidade de absorção, poderá ser necessário utilizar várias. Fácil de colher.


Consolda (Symphytum officinale). Surge apenas como planta cultivada. Equivalente a um folha dupla. Muito resistentes, embora um pouco ásperas. Razoável capacidade de absorção, poderá ser necessário utilizar várias. Fácil de colher. Tem uma relação C/N idêntica à do estrume, pelo que poderá ser uma excelente opção cultivar na horta.


Salva-esclareia (Salvia sclarea). Pouco frequente. Equivalente a um folha dupla. Muito resistentes, embora um pouco ásperas. Razoável capacidade de absorção, poderá ser necessário utilizar várias. Fácil de colher.


Língua-de-ovelha (Plantago major). Frequente em todo o território. Para alguns, pode soar estranho saber que estão a limpar o rabo a uma planta com nome de língua de um animal. Equivalente a um folha simples. Pouco resistentes, razoavelmente macias. Pouca capacidade de absorção, poderá ser necessário utilizar várias. Fácil de colher.


Feto macho (Dryopteris filix-mas). Frequente em todo o território. Equivalente ao papel mais barato do mercado. Pouco resistentes, muito ásperas, falhas ao nível de sujar os dedos. Nenhuma capacidade de absorção, poderá ser necessário utilizar várias. Fácil de colher. Em certas alturas do ano podem conter carrapatos, pelo que não é aconselhável o seu uso entre Maio e Agosto.

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: