Primaveras

Começou a Primavera. Húmida, duplamente sombria e com temperaturas baixas. O Equinócio enviou, como sempre faz, milhares de mensageiros, a anunciar a chegada da outrora suave estação de transição, hoje uma senhora fustigada pela enorme entropia causada pelo bicho homem.

Na preciosa colecção botânica do jardim produtivo do Cantinho das Aromáticas vivem centenas de espécies, das quais hoje elegi a Primavera (Primula vulgaris), também conhecida como pão com queijo.

Esta preciosa planta é uma das espécies que deu origem a todas as Primulas, populares plantas ornamentais, que hoje enchem hortos e jardins de todo o mundo, nesta altura do ano. Para além de anunciar a chegada de uma nova estação, apresenta inúmeras propriedades terapêuticas.

Tradicionalmente utilizada no tratamento cólicas e dores reumáticas e nas articulações. Rica em salicilatos, tem propriedades anti-inflamatórias e antifebrífugas. A infusão da sua raiz seca é um excelente sedativo.

Sempre que a encontro em floração, pelos caminhos de Portugal, parece “sorrir-me”, tal a alegria que nos transmite. As flores são comestíveis e deliciosas, estão entre as minhas favoritas para cultivar com este objectivo.

Poderão dizer aos vossos amigos que a Primavera é tão boa, que até se pode comer!
 
 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: