A minha ideia de paraíso
9 anos separam estas imagens. Em 2012 instalamos um maravilhoso prado e um pomar com fruteiras diversas.
Nas bordaduras, uma multitude de espécies de plantas aromáticas, controlando as plantas espontâneas e sobretudo, funcionando como repelentes de pragas ou contribuindo para atrair fauna auxiliar.
O conjunto atingiu agora a maturidade e tem sido de uma enorme generosidade.
As árvores já nos deliciaram com toneladas de maçãs, pêras, dióspiros, laranjas e limões. Serviram de escola a centenas de pessoas que vieram aprender a podar fruteiras com alguns dos maiores especialistas do país.
Protegidas por bordaduras de perfumados pelargónios, absintos, marioilas, salva-ananás, entre muitas outras, num circuito de aromas em que é possível dar a volta ao mundo sem sair do jardim.
O prado é cortado de forma autónoma por um robot elétrico Stihl Imow, a sua manutenção é a mais baixa e barata de sempre.
Não existe um sistema de rega!
Este jardim de bordadura mista é a minha ideia de paraíso. Se existe, um dos seus mais belos recantos é seguramente muito parecido com este.
Foi criado para nunca esquecer quão fantástica era a minha vida quando geria os trabalhos de um dos mais notáveis jardins portugueses, o Parque de Serralves.
Bastava ser belo.
Como agricultor profissional, o grande foco é produzir quilos. Sou agricultor por necessidade, mas a alma é a de um jardineiro, será sempre.
O resultado desta visão é extraordinário.
0 comentários:
Enviar um comentário