Buongiorno Portoghese
Nos últimos anos tenho partilhado nas redes sociais imagens, textos e vídeos que mostram um pouco do quotidiano de um agricultor urbano do século XXI.
Educado em finais dos anos 80 como aluno interno na melhor Escola Agrícola do País e no início dos anos 90 na fantástica Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, procurei sempre ser pedagógico e rigoroso na informação partilhada, ao mesmo tempo fiel às minhas crenças e convicções.
Quem vive da Terra, sente de forma intensa os efeitos devastadores dos tempos de emergência climática antropogénica que atravessamos.
Honestamente, é impossível negar que no espaço da próxima década viveremos um dos períodos mais desafiantes da história do homem no Planeta Terra.
Quando se toma consciência desta trágica realidade e das suas nefastas consequências, os dias podem tornar-se desoladores.
Como explicar aos meus filhos os terríveis desafios que teremos que superar nos próximos tempos?
Proprietário de uma inesgotável fonte de esperança, bastou somar o hábito treinado de misturar ingredientes e agitar um pouco.
Confesso que não foi difícil juntar imaginação, humor, optimismo, ironia e sarcasmo, ferramentas que uso todos os dias para ajudar família e amigos a superar a dura realidade que nos rodeia nesta fase negra da humanidade.
Tal como fez Roberto Benigni, na sua obra-prima “A Vida é Bela”, inspirando-nos a procurar sempre o lado positivo da vida, mesmo vivendo a pior das tragédias.
Há vários meses decidi evapotranspirar um tom de humor e boa disposição nos textos e vídeos que vos ofereço.
Minúsculas sementes lançadas no substrato das redes, na esperança de, quem sabe, ajudar a promover pequenas mudanças com grandes impactos.
"A vida é bela. Que as gerações futuras a libertem de todo o mal, da opressão e da violência, e a apreciem em toda a sua glória."
Buongiorno Portoghese!
0 comentários:
Enviar um comentário