Cegueira vegetal

Dei uma entrevista sobre o inspirador trabalho de Stefano Mancuso, um dos maiores especialistas mundiais em neurobiologia vegetal, cujos livros e trabalho científico tenho devorado nos últimos tempos.
 
O Stefano afirma que existe um tipo de preconceito cognitivo no nosso cérebro, designado por cegueira vegetal, que nos incapacita de perceber o verde que nos rodeia.
 
Ao longo do seu processo evolutivo, a humanidade focou a sua atenção nos animais e humanos, que podem ser mais perigosos. Além disso, as plantas são muito diferentes de nós.
 
“Por isso, somos incapazes de ver plantas porque somos incapazes de as compreender. Somos apenas capazes de ver o que é realmente semelhante a nós”.
 
Uma parte importante da minha vida profissional foi, e ainda é, fazer acontecer o milagre da cura da cegueira vegetal. 
 
Como na letra da maravilhosa canção dos Primal Scream, Movin on Up:
 
I was blind, now I can see
You made a believer out of me
  
 
Dei à jornalista um exemplo maravilhoso, a roçar o romântico, do conceito de cegueira vegetal. A Maria Cramês costuma dizer que, até nos conhecermos, tudo à sua volta era simplesmente “verde”.
 
Tenho uma paixão enorme por árvores, passamos muito do nosso tempo no meio da natureza, falamos sobre todas as plantas à nossa volta.
 
Hoje a Maria consegue identificar dezenas de espécies de árvores, que antes eram invisíveis ao seu olhar. 
 
A sua cegueira vegetal desapareceu, e a cada dia que passa, percebe melhor o fascinante universo verde que a rodeia.
 
A Maria não está na minha vida por acaso. Ela ensina-me todos os dias que a ferramenta mais poderosa do Universo é o Amor.
 

 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: