Temos plantas de A a Zêlha

Nos jardins produtivos do Cantinho das Aromáticas temos plantas de A a Zêlha (Acer monspessulanum), nome vulgar pelo qual é conhecido o mais pequeno ácer da flora portuguesa.
 
É uma das duas espécies de ácer autóctones, sendo a outra o bordo (Acer pseudoplatanus). Arbusto ou pequena árvore de folha caduca, raramente ultrapassa os 10 metros de altura. 
 
No nosso território, encontra-se com maior frequência no centro e norte interiores, mas também na estremadura. Prefere solos e climas secos, pode encontrar-se em locais pedregosos e mesmo em fendas de rochas.
 
Suporta bem a sombra e resiste a Invernos muito rigorosos. É de crescimento lento, podendo alcançar uma grande longevidade.
 
A sua madeira apresenta cor rosada ou avermelhada, é densa e compacta e muito apreciada, em carpintaria e marcenaria, na produção de peças de pequeno tamanho. 
 
Adoro quando, entre Julho e Setembro, carrega de sementes, pequenos ‘helicópteros’ de avançada tecnologia, que permitem propagar facilmente esta espécie, uma das pequenas árvores/arbustos mais bonitas e desconhecidas da flora de Portugal.
 
Representa um dos grandes mistérios da portugalidade, não consigo deslindar porque é que este ácer não está presente num grande número de jardins, públicos e privados.
 

 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: