Azeites, vinagres, sal e açúcar aromatizados com ervas

Desta vez, simples receitas que podem fazer toda a diferença:
.
Azeite de alecrim
Para meio litro de azeite, um bom ramo de alecrim. Esmague levemente o alecrim com o rolo da massa para libertar os aromas. Deixe numa garrafa no escuro durante um mês, certifique-se que todas as folhas ficam submersas, de forma a não ganharem bolor. Agite uma vez por semana. No final coe com a ajuda de um filtro para uma garrafa de vidro esterilizada e deite fora as folhas. Coloque se quiser um ramo fresco de alecrim fresco para identificar o conteúdo e como decoração. Feche hermeticamente e guarde ao abrigo da luz. Este é o método para qualquer azeite aromatizado; use-os em saladas ou salteados.

Azeite de funcho – anisado, delicioso com peixe ou febras na brasa;
Azeite de erva-cidreira – sabor a limão. Pincelar fatias de beringela antes de as grelhar;
Azeite de tomilho e manjerona – peixe para assar e grelhar;
Azeite de salsa e salva – saladas, aves e peixe;
Azeite de hortelã e alecrim – carne, borrego assado, tomate;
Azeite de manjerona – saladas e regar fatias de tomate;
Ervas provençais: Orégão, tomilho, manjerona, alecrim, segurelha, alfazema
Fines Herbes: Salsa, cerefólio, cebolinho e estragão (estragão em menos quantidade)
Ervas Italianas: Orégãos, manjerona, salva, tomilho e louro

Vinagre de manjericão
Encher uma garrafa de vidro lavada com folhas frescas de manjericão e meio litro de vinagre. Feche hermeticamente e guarde ao abrigo da luz. Não use tampa metálica pois o vinagre é corrosivo. Certifique-se que todas as folhas ficam submersas, de forma a não ganharem bolor. Agite uma vez por semana. Fica em repouso durante um mês, depois coe com a ajuda de um filtro para uma garrafa de vidro esterilizada e deite fora as folhas. Coloque se quiser um ramo fresco de manjericão fresco para identificar o conteúdo e como decoração
Forma mais rápida: Aqueça ligeiramente o vinagre e despeje para uma garrafa ou frasco com as ervas ligeiramente esmagadas. Quando arrefecer, tape e guarde num sítio escuro e fresco duas a três semanas. Coe e, se desejar, junte ervas frescas para decoração.

Sal de segurelha
A 2 colheres de sopa de sal marinho ou flor de sal junte 1 a 2 colheres de sopa de ervas a gosto; utilize obrigatoriamente segurelha e tomilho bela-luz. Use como sal de cozinha. Se utilizar ervas secas, pode usar um moinho de sal.

Açúcar aromatizado alecrim
Num frasco de açúcar, coloque uma haste de alecrim, rosmaninho ou alfazema, de preferência secos. Passada cerca de 1 semana o açúcar está pronto a utilizar.


Share this:

,

CONVERSATION

0 comentários: