Aproveitamento da água da chuva

Cada vez mais água da chuva se perde, escorrendo, à medida que vamos tornando os sítios onde vivemos mais impermeáveis. E afinal poder aproveitar, nem que seja uma pequena parte, é demasiado simples. Deixo-vos um exercício matemático para compreenderem os milhões de litros de água que escorrem para o mar, sem ser aproveitados, e o habitual vídeo com algumas soluções prácticas para o problema.

O que significa dizer que a previsão de chuva de um determinado mês numa determinada cidade será de cerca de 1200 mm (milímetros)? A quantidade de chuva é medida em relação ao metro quadrado. Assim possivelmente teremos 1200 mm de altura de água num quadrado de um metro quadrado. Quanto dá isso em litros?

Convertendo a altura para metros temos 1200 mm = 1,2 metros;
Volume = área da base x altura
Assim, temos:
Volume = 1 m2 x 1,2 m
Volume = 1,2 m3 (metros cúbicos)
Se 1 metro cúbico = 1000 litros
Volume = 1,2 x 1000 = 1200 litros

Isto significa que para cada metro quadrado da cidade, houve uma precipitação total de 1200 litros de água ao longo de todo o mês. E quanta desta água não PAGÁMOS para regar o nosso jardim?!!! Temos que começar a mudar rapidamente a nossa atitude em relação à água, é demasiado preciosa para se desperdiçar assim.


Share this:

, ,

CONVERSATION

0 comentários: