Cravinho

Planta originária das Molucas e das Filipinas Meridionais, hoje cultivada em diversos países da zona tropical (Madagáscar, Indonésia, Brasil). Conhecida como Syzygium aromaticum ou Eugenia caryophylus - Cravo-da-índia, cravo-de-cabecinha, cravoária.

Arbusto ou árvore de porte médio com forma piramidal ou cónica (9-12 metros altura). Pode viver mais de 100 anos. Normalmente, as jovens plantas não geram flores durante os primeiros cinco anos do seu ciclo de vida. Fica o vídeo, com toda a informação.


É usada no Oriente desde há muitos séculos pelos naturais, com o objectivo de eliminar o mau hálito da boca. Na China, no século III a.C. As pessoas mascavam cravinho antes de se dirigirem ao Imperador, como sinal de respeito e para combater o mau hálito. Noutros locais atribuíam-lhe propriedades afrodisíacas.

A especiaria era consumida há muitos anos pelos povos das margens do mediterrâneo, sob o nome de Cariophilum. Nesse tempo, chegava à Europa trazida pelos árabes que a compravam no oriente e a faziam chegar aos portos do mediterrâneo, como era a regra para as especiarias orientais, antes da descoberta do caminho marítimo para a Índia pelos portugueses.

Ao atingir as ilhas Molucas em 1511 os portugueses ficaram muito impressionados com a riqueza em especiarias. Os portugueses foram os primeiros europeus dos tempos modernos a conhecer as plantas produtoras do cravo. Considerada uma das especiarias mais caras entre aquelas do Oriente que chegavam à Europa antes dos Descobrimentos, porque tinham que fazer uma longa viagem de quase uma semi-circunferência do globo, embarcada e desembarcada dezenas de vezes, vendida e revendida, passando dos juncos aos navios árabes, destes às caravanas que atravessavam lentamente as intermináveis planícies da Mesopotâmia e destas às embarcações mediterrânicas.

Quando os portugueses chegaram às ilhas das especiarias o cravo passou a vir para a Europa principalmente pela via marítima que deram a conhecer aos europeus. inaugurava-se assim a época da conquista, que nos custou muito trabalho e muitas vidas, porque o cravo foi sempre comprado com sangue dos portugueses. Uma das especiarias mais valorizadas, no mercado do início do século XVI um quilo de cravo equivalia a sete gramas de ouro.

Em 1605 os holandeses ocuparam as ilhas Molucas e expulsaram os poucos portugueses que por ali restavam, assegurando o negócio do cravo. Com o objectivo de manter o monopólio do comércio do cravo, concentraram toda a produção numa ilha apenas e mandaram destruir todas as plantações existentes nas demais. Impondo penas severas para todos aqueles que a cultivassem fora do espaço determinado para o efeito. Esta decisão foi mal aceite pelos locais, pois interferia com o costume de plantar um craveiro no nascimento de cada um dos seus filhos e o comportamento de cada árvore consideravam-no relacionado com a vida da criança. Assim, se as árvores fossem destruídas, isso representaria um mau agoiro para os filhos a que estavam associadas.

Perdidas as Molucas em detrimento da Holanda, estava perdido o comércio do cravo, os portugueses arriscaram noutras regiões, mas os resultados não foram muito satisfatórios. Em meados do séc. XVI descobrem no Brasil uma planta similar, cravo- maranhão, no entanto, não vai ter o mesmo impacto que o cravo do Oriente.

Partes utilizadas: botões florais. Inicialmente a flor tem uma coloração rosada, mas com o tempo, muda para amarelo-esverdeada e depois torna-se vermelha. É nesta última fase da flor, mas antes da abertura da corola, que se obtém o cravinho. Se não se proceder à colheita, a flor abre e as pétalas tornam-se patentes e o produto perde grande parte do seu valor comercial. É fundamental colher antes que atinjam esta fase vermelho brilhante, quando estão no pico de sabor e aroma. A colheita geralmente demora de dois a três meses.

O óleo essencial (15% a 20%) deve existir nos botões florais, no mínimo, 150 ml/kg, e possuir eugenol (85% a 90%). É responsável pela acção antibacteriana, antifúngica, e antiviral, devido essencialmente ao eugenol. Este óleo é usado como matéria-prima na indústria farmacêutica, cosmética e odontológica.

Infusão: 1 a 1,5 gr por chávena, 3 chávenas por dia, antes ou depois das refeições.

Uso externo: óleo essencial puro, em solução alcoólica ou oleosa a 10%; impregnar uma gase ou algodão e aplicar em dentes cariados.

Na culinária: É normalmente empregue na preparação de sopas, ensopados, doces, pudins, bolos, pão, vinhos, ponches quentes e licores. O eugenol, presente no óleo essencial, tem acção bactericida, o que o torna útil para preservar e prolongar a validade de compotas e conservas.

Na saúde e cosmética: Utilizado em produtos de higiene oral para desinfectar e promover um hálito agradável. É também eficaz no combate à acne. O óleo pode ser usado para massajar músculos doridos, para suavizar estrias e é eficaz no tratamento de unhas quebradiças, rachadas ou fracas, e de calosidades.
Na Indonésia empregam-se grandes quantidades de cravo na confecção de cigarros perfumados (Kretek). O país é responsável pelo consumo de mais de 50% da produção mundial. É de tal forma elevado que este país, apesar de ser um dos maiores produtores, nem sequer tem sido auto-suficiente.

Syzygium_aromaticum_on_tree 3


Syzygium_aromaticum_on_tree 2


Syzygium_aromaticum_on_tree


Syzygium_aromaticum_drying


cloves

Share this:

, ,

CONVERSATION

0 comentários: