Cerejeiras

As cerejeiras em flor anunciam a chegada da Primavera no Japão. Milhares de pessoas deslocam-se aos jardins para as contemplar, numa espécie de ritual ancestral que envolve a nação. O fruto é também bastante apreciado, tal como para os nossos lados!!!

Este ano porém, a Primavera foi anunciada de uma forma diferente: um gigantesco desastre natural provocou também um desastre tecnológico e as cerejeiras e os seus frutos, em muitos locais, vão florir, mas não poderão ser comidos...


O mesmo não se passa felizmente em Portugal, onde, apesar de todas as consternações económicas e sociais, podemos contemplar as cerejeiras em flor, com uma enorme dose de certeza que em Maio nos poderemos deliciar com milhares destes maravilhosos frutos!!!

Num hino à vida, à sorte que ainda assim vamos tendo aqui neste canto do planeta, levei um belo ramo de uma das minhas cerejeiras em flor, de forma a explicar como se cuidam, onde se cultivam e, no meio desta tragicomédia que é a vida, como seremos uns sortudos do caraças se as comermos daqui a 2 meses!!!

Poucos portugueses sabem que existe em Lisboa, perto do Padrão dos Descobrimentos, um jardim com mais de uma centena de cerejeiras japonesas, que foi projetado para comemorar a chegada dos portugueses ao Japão em 1543 e a amizade e relacionamento entre os dois países.

Esta maravilhosa e irresistível árvore de fruta é também das que mais dores de cabeça nos pode trazer, pelas pragas e doenças às quais é suscetível. Os cuidados a ter nesta maravilhosa manhã de Primavera nos jardins dos estúdios da RTP!!!

Share this:

, ,

CONVERSATION

2 comentários:

Sandra Rocha disse...

E eu posso contemplar a sua beleza todos os anos, vivo na terra da cereja: Alfândega da Fé. :)

Claudia disse...

Realmente o florescer das cerejeiras é algo maravilhoso...espia o blog "meu aconchego zen", está nos meus favoritos; ela mora no Japão e postou fotos maravilhosas...abrs do Brasil