Comentário no 24 horas RTP2

Deixo-vos o comentário de ontem no 24 horas, da RTP2.

O regresso às raízes é possível mas envolve sacrifício. No nosso caso, o balanço tem sido francamente positivo. Na génese de tudo isto está a partilha constante de conhecimento, fundamental na necessária confiança a adquirir pelos novos agricultores, até porque muitos não tem ainda todas as "ferramentas" necessárias, porque os novos agricultores não são, na sua maior parte, agrónomos de formação. No entanto, há algo de "agrónomo e de médico" em cada um de nós!!! Mas não há fórmulas, tem que ser construídas de novo, meus amigos!!!

No nosso país o sector precisa com urgência de maior organização e de maior apoio, sobretudo o da sociedade civil. É muito importante que todos percebam que quando compram um produto alimentar barato, terão que pagar a médio/longo prazo outras contas, ambientais (desertificação, águas poluídas, habitats destruídos), sociais (migração da população para as grandes cidades à procura de oportunidades que não existem, abandono do território, fome, miséria, violência), saúde pública (comemos mais, mas temos novos problemas de saúde, como a obesidade, hipertensão, etc.

Hoje, votámos quando compramos. Podemos em conjunto votar diariamente por uma nova agricultura portuguesa, que seja feita em função das pessoas e do território.

Share this:

CONVERSATION

1 comentários:

Luis Ramos disse...

Concordo completamente!
Sou um dos que anda a planear "virar-me" para a vida agrícola, apesar da minha formação não ter nada a ver com isso...

O apoio que o Cantinho das Aromáticas deu para o estudo do possível negócio foi precioso. Agora cabe a nós fazer bem o estudo do plano de negócios e ver se as aromáticas são o caminho a seguir ou se optamos por outra via.

Estamos com vontade de arrancar um projecto, andamos a estudar a melhor solução! Achamos que os conhecimentos nas nossas áreas profissionais podem ser bastante úteis para introduzr algumas inovações, ou pelo menos experimentar :)

Ainda temos muito trabalho pela frente, mas a vontade está cá e todos os dias temos evoluído um bocado! Quando encontrámos o cantinho das aromáticas, impressionou-nos a vontade de colaboração entre produtores, o que nos parece essencial num país tão pequeno como o nosso! Continuem com o bom trabalho e esperamos "em breve" estar lado a lado com vocês nas fotografias de envios de camiões para o estrangeiro :)