Zimbro no Biosfera
O zimbro (Juniperus communis) é um arbusto perene, de crescimento lento, comum na Europa, região mediterrânica, América e Ásia. Pertence à família das cupressáceas, pode crescer até aos 9 metros. Tem um desenvolvimento cónico, vertical, o que o torna muito elegante.
É fantástico para se utilizar em jardins de baixa manutenção, como forma de abrigo para pássaros e aranhas, pelo seu hábito compacto. No nosso país, surge espontânea a subespécie nana, nos pontos mais altos da serra da estrela e no gerês.
Prefere solos arenosos, secos, desenvolvendo-se bem ao sol. Muito tolerantes à secura e ao frio. A floração ocorre na Primavera.
Propaga-se por estacaria, na Primavera/Verão. A sementeira faz-se na Primavera. As partes utilizadas são os frutos. Colhem-se no Outono e usam-se secos. O fruto é usado como condimentar, na preparação de pratos de carne, saladas, patés. Pode ser usado como substituto da pimenta. A infusão é muito agradável. É comumente utilizado no preparo de gin e outras bebidas alcoólicas. Não deve ser consumido em excesso, por apresentar alguma toxicidade.
O óleo essencial é usado em perfumaria. A resina é utilizada no fabrico de verniz. Em tempos de epidemias a planta era queimada por se acreditava purificar o ar.
Tradicionalmente usado como planta medicinal, como digestivo e em problemas renais. O óleo essencial é utilizado em aromaterapia.
0 comentários:
Enviar um comentário