O omnipresente


Também conhecida entre nós como alfádega ou basílico. Não há quem não o conheça, tenha ouvido falar ou provado. Mais um casamento perfeito, manjericão e tomate, queijo, azeite, pinhões de Portugal, flor de sal... É para toda a vida!!! Há uma enorme panóplia de espécies e variedades, cores, tamanhos e cheiros que o tornam ainda mais interessante.

Veio da Índia juntamente com a sua prima de folhas pequenas, o manjerico (O. minimum), que por cá gostamos tanto de usar para celebrar os Santos e até já fomos especialistas a oferecê-lo ao outro como prova de amor. Hoje em dia esse amor também se prova à mesa e o manjericão é a erva ideal para o primeiro dia do resto das nossas vidas, frente a tachos e apetrechos que tal.

Talvez seja aquela planta que melhor nos dá a perceber como é bom produzir em casa, pois é tão sensível à logística dos tempos modernos, que rapidamente perde qualidade, desde a colheita até chegar ao frigorifico lá de casa (onde também não gosta de estar, demonstrando-o com folhas queimadas e enegrecidas). Gosto de sugerir a plantação em floreiras, junto a janelas, pois ajuda a manter os insectos picadores afastados.

Cuidado quando começarem a experimentar novas variedades, gera vontade de ter mais e mais... e de repente fazem parte de um grupo qualquer que troca sementes e experiências pessoais. Seguir-se-à a floreira na varanda, uma horta urbana ou até algo verdadeiramente inesperado, como tornarem-se agricultores profissionais!!! Nada que já não tenha visto acontecer!!!

Manjericão canela (Ocimum basilicum ‘Cinnamon’)
Ultimamente, tem ocupado boa parte da atenção das minhas papilas gustativas, desde que descobri o incrível prazer de degustar a sua infusão. De todas as variedades que já experimentei, esta enche-me as medidas de uma forma especial, pela enorme complexidade de aromas e persistência de boca. 


http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/infusoes-bio/manjericao-bio-embalagem-40g/


http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/condimentos-bio-cantinho-das-aromaticas/manjericao-bio-embalagem-20g/

Share this:

, ,

CONVERSATION

0 comentários: