Como preparar a infusão ideal?

A infusão ideal prepara-se com água mineral, ou da torneira, se possível filtrada, para ser o mais neutra possível. A planta seca deve ser de grande qualidade, com uma cor próxima da cor da planta no campo e proveniente de cultivo em modo de produção biológico, de forma a garantidamente não conter pesticidas.

Para tirarmos o máximo partido das propriedades da planta em infusão, não devemos utilizar água fervente, pois para além da perda de oxigénio associada, a elevada temperatura fará com que alguns dos compostos mais importantes se volatilizem, deixando a sua casa a cheirar muito bem mas... não os vai de facto ingerir!!!

Para garantir a temperatura ideal para a preparação da maior parte das infusões (80-90ªC), pode utilizar um jarro eléctrico como aquele que agora está disponível na loja do Cantinho das Aromáticas, que permite aquecer a água exactamente à temperatura pretendida, permitindo tambem poupar tempo e energia.

A operação final bem pode ser verter a água sobre o recipiente onde repousam as ervas (um bule com filtro incorporado, por exemplo), restando aguardar o tempo ideal para a infusão, que pode variar entre os 3 minutos (alguns chás) e os 5-10 minutos (infusões com folhas de diversas plantas), podendo mesmo superar os 15-20 minutos, quando usamos raízes de plantas!!!

No final, basta filtrar, servir e desfrutar!!!

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/acessorios-para-cha-infusoes-e-tisanas/chaleira-electrica-tarrington-house-17-l/

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: