1º Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica

A Horticultura Social e Terapêutica (HST) enquadra-se em programas de horticultura urbana, de educação ambiental e de apoio a pessoas idosas, com deficiência ou dependência, em instituições de saúde, de reabilitação psicossocial e de inclusão social.

Estes programas são promovidos por instituições particulares de solidariedade social (IPSS), câmaras municipais, associações, estabelecimentos prisionais, instituições de ensino superior e outras e têm por objetivo contribuir para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida das pessoas, nomeadamente da sua saúde física, mental e emocional.

Oferece, ainda, oportunidades para a socialização, participação ativa e exercício físico, estímulo dos sentidos, da concentração e da criatividade.

A HST relaciona-se com a Agricultura Social, que pode assumir uma forma de diversificação das fontes de rendimento das empresas agrícolas que, prestando um serviço social à comunidade, continuam sujeitas às leis do mercado.

A Agricultura Social tem sido também praticada em explorações agrícolas sem fins lucrativos, que exercem uma atividade de produção e troca de bens e serviços de utilidade social e de interesse geral. 

O 1º Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica, envolvendo técnicos, investigadores, movimentos sociais, empresas, pessoas e comunidades, será uma partilha de experiências e dos processos de inovação em que estão envolvidos, que procuram responder aos atuais desafios sociais, ambientais e económicos.

O evento será a 20 e 21 de Outubro de 2016, no Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. Para mais informações, consultar a página do evento, aqui: http://www.aphorticultura.pt/ICNHST.html

http://www.aphorticultura.pt/ICNHST.html

Share this:

,

CONVERSATION

0 comentários: