Amêijoa "azeiteira"

Espanta-me que só agora a ciência se tenha apercebido que a amêijoa asiática é uma amêijoa "azeiteira".

Esta terrível espécie invasora está a destruir gradualmente os ecossistemas ribeirinhos nacionais. Muitos já a aceitam no prato como se fosse nossa, apesar de saber a lodo de uma zona pantanosa.

Ainda que se valide o seu potencial para limparem os milhões de toneladas de merda que a indústria do azeite deixa para trás, raramente será boa ideia usar uma espécie invasora para o tentar fazer.


Quem se lixa é a amêijoa-boa (Ruditapes decussatus), a amêijoa-macha (Venerupis corrugata) e outras espécies de bivalves autóctones, perante o avanço desta coronamêijoa. E o mexilhão (ou seja, nós).

Em breve perderemos o ancestral hábito e privilégio de poder degustar as melhores amêijoas do mundo, quer pelo seu preço, cada vez mais elevado, quer pelo seu gradual desaparecimento dos mercados locais.

A partir de agora estamos condenados a levar com esta Corbicula fluminea, que só é boa para tratar esgotos, nos mais diversos restaurantes e casas de pasto do país.

Tendo em conta que o azeite é espanhol e os alhos vem da China, sobram-nos os coentros portugueses para disfarçar a miséria de ingredientes em que se vai transformando a gastronomia nacional.
 
https://www.vidarural.pt/producao/ameijoa-asiatica-pode-ajudar-no-tratamento-de-efluentes-na-producao-de-azeite/?fbclid=IwAR1_PCkOLnuGTGfbewyf5A9awoh0MXVOkoC0DHwKrAqPiKszvs23yERGTkw
 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: