Mezinhas caseiras

Uma mezinha pode ser qualquer remédio caseiro, preparado geralmente com o recurso a plantas medicinais. Inspirado por antigas receitas, algumas delas perdidas no tempo, eis que nesta rubrica me dedico a este apaixonante tema. Por ser maior que o habitual, teve que ficar dividida em 2 segmentos.

Vídeo 1


Vídeo 2


Receitas:

Infusão sedativa – utilizado em casos de agitação nervosa e transtornos do sono.

150 ml de água;
2 cc hipericão;
1 cc raiz valeriana;
2 cc passiflora;
1 cc flores secas de alfazema.

Por chávena: deitar 150 ml de água quente sobre 1 cc da mistura, tapar, deixar repousar 5-10 minutos, coar e beber antes de deitar.

Gel de aloé – utilizado para tratar queimaduras, queimaduras solares, e picadas de insectos.

1 folha de aloé;
4 gotas óleo essencial de alfazema.

retire a parte exterior da folha descascando. Extrair o suco gelatinoso e passar num copo misturador. Para cada 50 ml de gel, juntar 4 gotas e óleo essencial de alfazema. Mexer bem. Colocar num frasco de vidro ou numa lata, fechar e colocar 1 etiqueta. Guardar no frigorífico 3-4- semanas.

Óleo de alecrim – utilizado em problemas de reumatismo e circulatórios, em massagens e fricções.

500 gr alecrim fresco, picado;
750 ml azeite ou óleo girassol.

Misture o alecrim picado e o azeite numa tigela de vidro e coloque numa panela em banho-maria. Cubra e deixe em lume brando 2-3 horas. Retirar do lume e deixar arrefecer. Em seguida, usar uma gaze ou coador chinês para coar a infusão para dentro de um jarro. Com o auxílio de um funil, deitar o óleo em frascos de vidro escuro, de preferência. Fechar e colocar 1 etiqueta. Guardar num local fresco ao abrigo da luz durante um ano.

Vinho de alecrim – utilizado como restaurador/tónico de memória

1 garrafa de vinho maduro (tinto ou branco);
5 raminhos de alecrim fresco.

Colocar os ramos de alecrim dentro da garrafa de vinho. Agitar todos os dias. Beber um copo diariamente depois do jantar.

Share this:

, , ,

CONVERSATION

0 comentários: