Raízes, um projecto diferente

Como outros a Raízes vive da venda de produtos biológicos, nomeadamente de legumes e frutas, fazendo entregas ao domicílio nuns bonitos cestos artesanais. Mas existe na Raízes algo diferente que faz deste projecto um exemplo único de vontade e querer.
A diferença começa logo pelo cesto utilizado, um cesto tradicional, vulgarmente conhecido como "giga". A escolha deste cesto não acontece por acaso ou por se apenas bonito.
A giga era tradicionalmente utilizada na agricultura pela sua resistência, especialmente na zona do Douro e Minho, onde existiam vários gigueiros espalhados pelos diferentes Concelhos. Hoje os gigueiros são uma espécie em vias de extinção e a sua arte tradicional corre o risco de morrer com os derradeiros e cada vez menos gigueiros. Por esta razão tornou-se óbvio para a Raízes que faria todo o sentido dar uma nova utilidade a este cesto, que tanto encanta todos aqueles que os recebem em suas casas carinhosamente decorados pela Sarah com legumes e fruta.
Para além da promoção generalizada da Agricultura Biológica a Raízes tem uma forte preocupação com a origem dos produtos comercializados, para que a fonte de produção esteja o mais próxima possível dos seus clientes, possibilitando assim a todos terem legumes e frutas biológicas com a máxima frescura. Através de uma escolha rigorosa dos agricultores com quem trabalha, a Raízes consegue que mais de 90% dos produtos por si comercializados sejam de origem nacional e cerca de 50-60% percorram não mais do que 150-200 km até chegar a casa dos seus clientes.
Em média os produtos alimentares percorrem 15000 km, com uma enorme emissão de CO2, contribuindo para o aquecimento global.
A introdução de novas variedades de legumes nos cabazes é outro aspecto pelo qual a Raízes se destaca. O maior caso de sucesso é a Pastinaca, este perfumado legume, uma espécie de cenoura branca que era utilizado no lugar da batata antes de esta ser introduzida na Europa. Ou seja, a Raízes tem também contribuído para a redescoberta de legumes que eram tradicionalmente utilizados por nós, mas que devido à introdução de outras espécies foram desaparecendo da nossa culinária. Outro caso de sucesso é o brócolo-roxo, característico do mês de Janeiro e que tem surpreendido várias pessoas que entretanto já não o dispensam e anseiam por Janeiro para o provar.

E para terminar a Raízes tem participado activamente em campanhas de sensibilização tanto sobre a Agricultura Biológica, como noutros relacionados com a sustentabilidade do planeta, como é exemplo o evento realizado na Semana Bio conjuntamente com a Câmara Municipal de Gaia ou neste momento o mini curso "Ideias Sustentáveis" que se realizará entre Março e Junho.
Por isto e outras coisas mais, a Raízes é diferente. Com site em http://www.raizes.org/

Share this:

CONVERSATION

1 comentários:

Anónimo disse...

Os meus parabens pela dinamica e esforço na promoção deste estilo de vida que é a agricultura biológica, e o estudo das plantas medicinais
Aquilo que começou num "cantinho" está, sem sombra de duvidas, a transformar-se num grande espaço de ciencia e aprendizagem.

"Uma informação partilhada é uma informação multiplicada" A2

Melhores cumprimentos

Pedro Schreck