Relvados

Desta vez o tema são os relvados. Um relvado bem tratado constitui um aspecto valioso no jardim e, por isso, não só assume importância a sua instalação como também a sua manutenção em boas condições.
.
Independentemente do seu tamanho ou tipo, raro será o jardim que não tem um relvado. Este, desde que seja bem planeado e mantido, realça em grande escala a beleza de um local e, além disso, constitui uma parte atractiva que proporciona prazer a quem o utiliza.
.
O relvado ideal será tanto um ornamento como um elemento prático. Deverá estar bem cortado e ter textura e coloração uniformes, sem revelar a presença de plantas invasoras, de manchas irregulares de relva mais grosseira ou de áreas descoradas nos locais onde os tufos se apresentem com insuficientes condições sanitárias. Deve poder suportar uma grande acção de desgaste e evidenciar resistência à secura e ao encharcamento, de modo a manter-se com aspecto atraente e saudável ao longo de todo o ano.
.
Infelizmente, são numerosos os jardineiros amadores e até alguns profissionais que devotam insuficiente atenção ao planeamento, preparação e manutenção do relvado. Nos que foram implantados nos últimos anos, os principais defeitos são provocados pelas inadequadas escolhas do local e preparação do solo, pela irregular distribuição da semente, tantas vezes de má qualidade, ou pela implantação incorrecta dos tapetes de relva. Tudo isto resulta num crescimento fraco e disperso que cria ambientes favoráveis à proliferação de pragas e doenças, facilitando a invasão por musgos e outros agentes.
.
Preciosa a colaboração da Santos & Santos, que cedeu os materiais utilizados nesta rubrica, a quem desde já agradeço.

Share this:

,

CONVERSATION

1 comentários:

Jorge Carona disse...

Olá Luis
Podias dizer onde se pode encontrar sementes de relva que necessitem de pouca água?
Obrigado
um abraço
Jorge