Cana Sacarina (triângulo histórico Portugal – Brasil – Holanda)

Grande desafio este de encontrar uma relação histórica entre Portugal – Brasil – Holanda, através de uma planta!!! Mas existe (este e muitos mais) e aqui fica:


A cana sacarina (Saccharum officinale) é uma planta originária do sudeste asiático, onde é cultivada há milénios. As primeiras notícias na Europa falam sobre “uma espécie de bambú que produzia mel sem intervenção das abelhas, servindo também para preparar uma bebida inebriante”.

O Infante D. Henrique (1394-1460) viu no açúcar uma fonte de financiamento e por isso deu prioridade à sua cultura na Madeira (1420), em detrimento dos cereais, motivado pelos preços elevados que o açúcar conseguia nos mercados ricos do norte da Europa. Tudo foi planeado com cuidado e visão. Mandou vir especialistas na sua produção do mediterrâneo, tomou medidas que dificultavam a fixação de outros estrangeiros na ilha. O açúcar era de boa qualidade e o custo mais baixo que o do mediterrâneo, assim conseguiu dominar o mercado.

Também nos Açores (1439) a cultura começou a ser feita, de início na ilha de Santa Maria e depois em São Miguel. Não conseguia competir em qualidade com o da Madeira e havia falta de lenhas para obter o açúcar.

O comércio de açúcar na Europa passou a estar quase integralmente nas mãos dos portugueses, ou pelo menos, a passar pelas suas mãos. Os altos proventos obtidos, o aumento do consumo na Europa, o abaixamento de preço, o não conhecimento de outras culturas igualmente rentáveis, o convencimento que o progresso para sul permitiria encontrar condições cada vez mais favoráveis à cultura, de cujo rendimento dependeria, pelo menos em parte, o esforço dos descobrimentos, justificaram que a cana fosse sucessivamente introduzida nos novos territórios à medida que iam sendo descobertos e logo colonizados. Esta planta foi assim o sustentáculo do povoamento e da colonização.

Share this:

, ,

CONVERSATION

0 comentários: