Prós e Contras da Terra ao Mar

Mais um Prós e Contras na RTP1 sobre a agricultura portuguesa… Mais uma vez tanto ficou por dizer… Em detalhe seria necessário um plano estratégico a longo prazo para o território, as suas florestas e solos, tirando partido do maravilhoso mosaico fitogeográfico, fixando as pessoas onde elas são agora e mais do que nunca necessárias, na paisagem que cada vez é menos rural. Mas o dinheiro não foi bem investido, a culpa é de todos os que fizemos de conta que não importava… E agora, simplesmente não há dinheiro que chegue…

Resta o sector privado e a sua capacidade de investimento, mas haverá neste sector quem de facto tenha preocupações válidas com o território?!

Restam os potenciais jovens agricultores que finalmente, na história do quadro comunitário de apoio a Portugal, estão a esgotar pela primeira vez a sua dotação. A ver vamos se com as multas todas a pagar por não o termos feito nos quadros anteriores, este não acaba antes do tempo.

E o mar… Com a ZEE como território, Portugal é o maior país da Europa, que apenas produz 1/3 do peixe que consome… Como é que foi possível negligenciar o mar e quem dele vive todos estes anos? Pior, como é possível que o mar não seja definido como um recurso absolutamente prioritário para o país? Ninguém na Europa tem tanto e faz tão pouco como Portugal…

Deixo-vos com alguns dos melhores momentos da noite. E espero que o programa volte ao tema e que, se possível, se faça um apenas para a Agricultura Biológica em Portugal tendo também como convidados especialistas que evidenciem a importância de uma alimentação saudável para a saúde de um povo.

Como sempre, Fátima Campos Ferreira faz uma súmula excelente, neste caso da situação em que se encontra a agricultura portuguesa e apontando alguns dos caminhos a percorrer a curto prazo, reconhecida logo no discurso inicial da ministra Conceição Cristas.

Uma história que podia ser de incrível sucesso, é o caso da carne barrosã, considerada uma das melhores do mundo!!! Criadas no meio dos montes, ainda há poucos anos corriam o risco da extinção. Hoje, fruto da determinação de criadores como este e outros, a situação é bem diferente. Ainda assim, o efetivo animal disponível é muito baixo...

Alfredo Cunhal Sendim, da Herdade do Freixo do Meio, um fantástico projeto de Agricultura Biológica Portuguesa, faz uma das melhores intervenções do programa, demonstrando que a corrente comercial vigente para os produtos agrícolas pode ser diferente da que se instalou no país. Agricultores resilientes e organizados é mesmo o que falta neste canto da Europa...

Share this:

,

CONVERSATION

0 comentários: