Comentário no 24 horas RTP2 - plano nacional de barragens

O plano nacional de barragens é desastroso para o para o país e não cumpre a legislação Europeia (directiva habitats e directiva quadro da água), apesar do alegado interesse público nacional.

As barragens que conheço raramente criaram desenvolvimento local e são absoluta e irreversívelmente destruídoras de habitats ripícolas únicos, provocam a extinção de espécies de peixes e moluscos, fragmentação de corredores ecológicos essenciais, degradação da qualidade da água, pela criação de condições de eutrofização, destruição de terrenos agrícolas, num país em que estes não abundam, a erosão sistemática da orla costeira, cujos custos de manutenção são crescentes de ano para ano, sem qualquer melhoria, e fazem desaparecer os últimos rios selvagens no nosso país, que são um verdadeiro tesouro só por si, valiosíssimo, se fosse aproveitado como um recurso turístico a promover na crescente procura mundial de turismo de natureza.

Quem já nadou num rio selvagem, de água pura, jamais lhe poderá esquecer o cheiro, que é único, como uma impressão digital. As alternativas, soluções mais baratas e muito mais sensatas, tem sido postas de parte. O país deveria urgentemente investir em soluções de eficiência energética, como por exemplo, reequipar as actuais barragens com tecnologia mais actual e eficiente, e na poupança de energia, que pode ser estabelecida de múltiplas formas, a começar pela casa de cada um de nós.

Deveriamos recusar todos, conscientemente, continuar a aceitar este tipo de políticas de "betão", um dos bastiões do passado que contribuiu de forma decisiva para o mau estado deste país, nas vertentes económica, ambiental e paisagística. E se olhássemos de uma vez por todas para o futuro?!

Share this:

,

CONVERSATION

0 comentários: