Ofiopogon no Biosfera

O ofiopogon (Ophiopogon japonicus) é uma planta da família das convalariáceas, oriunda do Japão, China e Coreia. Perene, herbácea, cresce a 20-30 cm. Não surge como espontânea no nosso país.

Prefere solos férteis, húmidos, e até mesmo zonas alagadas, desenvolvendo-se bem ao sol ou em meia-sombra. Gosta de ser bem irrigada de Verão. Resistente ao frio.

Floresce no Verão, formando pequenas flores brancas. O fruto é difícil de encontrar no emaranhado de tantas folhas, mas quando conseguimos vê-lo é como encontrar uma valiosa pérola de cor azul, absolutamente invulgar nas plantas dos jardins portugueses.

Forma touças, que podem ser divididas de forma a propagar a planta. A sementeira também é utilizada. Pode cultivar-se facilmente em vasos ou floreiras.

Usada tradicionalmente (nos países de origem) para prevenir e combater tosses, febre, constipação, insónia, ansiedade e palpitações. Não apresenta toxicidade.

As partes utilizadas são as raízes. Colhem-se durante a Primavera Verão e usam-se secas.

Normalmente cultivado entre nós como planta ornamental de exterior, faz uma excelente cobertura de solo permanente, sobretudo nas zonas mais sombrias dos jardins.

Share this:

,

CONVERSATION

0 comentários: