Chá, tisana ou infusão?


O consumo de infusões tem vindo a aumentar, correspondendo à procura dos consumidores por um estilo de vida mais saudável. 

Ainda assim, existe pouca cultura de consumo e a maior parte das pessoas refere-se ao chá, de forma generalista, para todas as infusões e tisanas. 

Na realidade chá é o nome de uma planta (Camellia sinensis) que em infusão e nas suas inúmeras variedades, se popularizou pelo mundo inteiro, sendo uma das bebidas mais consumidas pela humanidade, na actualidade. 

De facto, quando consumimos uma infusão feita com outra planta qualquer, deveremos sempre referir-nos a esta como infusão de…. e não chá de… para evitar confusão e criar cultura de consumo, já que diferentes infusões tem diferentes sabores, características, propriedades…

Vários factores tem contribuído para a procura de infusões feitas a partir de outras plantas, que não chá.
 
As más condições de trabalho dos trabalhadores em países onde o chá é produzido, a mão-de-obra infantil, a aplicação regular de pesticidas, as doenças da população nos campos de cultivo ainda recentemente deixaram chocados alguns dos maiores consumidores de chá do mundo (ver reportagem recente da BBC na India: The bitter story behind the UK's national drink).

Acresce o facto de haver um número crescente de consumidores que procura consumir produtos sem cafeína ou teína, estimulantes que não se encontram na maioria das infusões.


Eis as nossas definições para cada um dos conceitos (em melhoramento constante):

Infusão - quando se acrescenta água que previamente se aqueceu, a uma determinada temperatura, a uma determinada quantidade de planta, fresca ou seca, durante um determinado tempo, com o objectivo de, sob a acção da temperatura, rapidamente lhe retirar compostos activos, como óleos essenciais, antioxidantes e muitos outros. 

Dependendo da quantidade de planta utilizada, a infusão pode ter objectivos terapêuticos ou simplesmente o do puro prazer ao tomar uma bebida de gosto requintado. Quando o objectivo é terapêutico, a dose de planta a utilizar é maior do que a dose utilizada quando o objectivo é o prazer, pela que, quando as infusões são consumidas desta forma, são sempre seguras.

Tisana - É uma infusão composta por diferentes plantas aromáticas, medicinais, condimentares. Pode também conter fruta desidratada, óleos essenciais e outros elementos. Ancestralmente o objectivo das tisanas era reunir propriedades medicinais de diferentes plantas numa bebida só, tomada com objectivos terapêuticos. Hoje servem também para desfrutar e podem ser construídas como um vinho, ou seja, estabelecendo um blend equilibrado de diferentes espécies de plantas com o objectivo de conseguir uma bebida de sabor agradável e equilibrado.

Chá - é uma infusão feita a partir do chazeiro ou planta do chá (Camellia sinensis) e suas múltiplas variedades e cultivares. Vários factores influenciam a qualidade, preço e procura do chá, como o país de origem, a região onde é cultivado, o método de produção, a tecnologia de produção e transformação, o tamanho das folhas, a parte colhida e muitos outros. 

Chá é a nomenclatura utilizada em Portugal e noutros países para designar todas as infusões. Não passa de uma infusão da planta do chá, que se vulgarizou, essencialmente por falta de cultura de consumo das restantes infusões.

Alguns chás são misturados com outras plantas, como jasmim, flor de laranjeira, bergamota, plantas aromáticas ou mesmo óleos essenciais, com o objectivo de complexar o blend de aromas e aumentar a oferta de mercado, quase sempre na busca do prazer.

Share this:

,

CONVERSATION

0 comentários: