Dia internacional do chá

Hoje é o dia internacional do chá. Excepto aquele que é produzido na ilha de São Miguel, nas empresas Gorreana e Porto Formoso, todo o resto vem de outros continentes que não o nosso. A maioria é produzido em péssimas condições e boa parte do que chega ao mercado português é de má qualidade.

Claro que há excepções e conseguimos encontrar no mercado algumas marcas de excelência, embora muitas vezes inacessíveis ao bolso da maioria dos portugueses.

A cultura de consumo de infusões no nosso país é incrivelmente pobre, sendo a infusão do chá quase sempre confundida com a maioria das infusões de outras plantas.

O chá (Camellia sinensis) tem inúmeras propriedades benéficas para a saúde, embora possa apresentar também alguns malefícios. Para além da presença de teína (um estimulante) e de interferir com a absorção de ferro, é frequente a presença de doses elevadas de pesticidas, a exploração humana nos países onde é produzido, as más condições de higiene e a péssima qualidade em termos sensoriais.

Temo que a maioria da população portuguesa raramente prove uma boa chávena de chá...

A acrescentar o facto de que, para a maioria das pessoas, o termo chá ser utilizado para designar todo o tipo de infusões...

No Cantinho das Aromáticas existe um jovem cultivo de chá, que ainda não colhemos. Em breve também o chá passará a constar da longa lista de infusões que temos disponíveis para todos. BIO, produzido localmente para ser consumido localmente!!!

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: