Equinácea, imunoestimulante

A Echinacea purpurea é uma de diversas espécies de equináceas existentes, espontâneas nos Estados Unidos. Esta planta é usada desde longa data pelos nativos americanos como medicinal, sendo hoje uma das mais importantes plantas medicinais no ocidente, reconhecidas que são as suas importantes propriedades, activando o sistema imunológico, impedindo as infecções. Existem diversos medicamentos no mercado à base desta planta, utilizados na profilaxia e tratamento da gripe, rino-sinusites e bronquites, principalmente em doentes com imunidade diminuída.

Apesar de ser vivaz, produz vários rizomas, podendo ficar no solo vários anos. Tolera temperaturas negativas. Como planta ornamental é excelente no jardim pelo seu alto porte, podendo atingir 80-120 cm de altura e 30-45 cm de largura, além de produzir inúmeras flores púrpuras por pé, apresentar floração prolongada, sendo extremamente atraente para as grandes borboletas e outros insectos. A flor tem um leve cheiro a mel. Após a floração, deve cortar-se a parte aérea, para que as plantas fiquem bem estabelecidas de forma a suportarem o Inverno. Em bordadura, forma canteiros absolutamente espectaculares!!!

Gosta de estar em solos ricos em matéria orgânica, bem drenados, ao sol. O excesso de água pode provocar o apodrecimento dos rizomas. Pode também ser cultivada em vasos grandes, no entanto a terra destes deve ser mudada pelo menos de 2 em 2 anos. Depois de vários anos de cultivo na nossa propriedade, onde é produzida em agricultura biológica, não revelou nenhuma doença ou praga séria. Apenas os caracóis podem provocar alguns estragos.

Produz inúmeras sementes com enorme viabilidade germinativa, pelo que a sua propagação é muito simples. Deve ser semeada na Primavera, de preferência num tabuleiro colocado num local protegido, onde a temperatura média ronde os 18º C. A germinação normalmente ocorre entre os 10 e os 20 dias. Quando as plantas tiverem tamanho suficiente, podem ser colocadas no solo, a intervalos de 30-45 cm. Os rizomas bem estabelecidos podem também ser divididos no Outono/Inverno.

O seu cultivo tem vindo a assumir cada vez maior importância, já que até há pouco tempo era colhida no estado espontâneo, encontrando-se as suas populações selvagens em rápido declínio. Após secagem, toda a sua parte aérea e raiz é comercializada para a indústria farmacêutica e outras. Curioso o facto de que a maior parte dos produtos à base de equinácea disponíveis no mercado utilizam a fotografia ou o desenho da flor na sua propaganda.

Infelizmente, não é ainda muito utilizada em jardins no nosso país por não estar disponível no mercado de ornamentais.

Para comprar esta planta, clique aqui

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: