Celorico de Basto prepara V Festa Internacional das Camélias

A Empresa Municipal Qualidade de Basto, em parceria com a Câmara Municipal de Celorico de Basto, está a preparar, pelo quinto ano consecutivo, a Festa Internacional das Camélias, a realizar nos próximos dias 4, 5 e 6 de Abril. Este certame, que tem como objectivos a divulgação e valorização do património natural constituído por camélias existente no concelho, é já uma tradição celoricense, e conta com a realização de inúmeras acções direccionadas para o tema das camélias e cameleiras, fazendo as delícias dos verdadeiros apreciadores desta flor. Das inúmeras actividades que fazem parte do programa destacam-se o fórum subordinado ao tema A paisagem, os jardins e o turismo: presente e futuro, a ter lugar no dia 4 de Abril, e que conta com a presença de personalidades ligadas à arquitectura paisagista, turismo e ordenamento. No sábado, dia 5 de Abril realizam-se os já habituais concurso, mercado e exposição de camélias, nos quais se podem apreciar inúmeras variedades de camélias, arranjos florais artísticos e até mesmo adquirir alguns exemplares de cameleiras. Saliente-se que as inscrições para estas actividades estão abertas a todos os interessados até ao próximo dia 27 de Março.Ainda no sábado têm lugar uma exposição de Carros Clássicos de Basto, bem como um momento de degustação de produtos confeccionados com camélias. A fechar este dia, realiza-se a Tertúlia das Camélias, espaço dedicado à conversa sobre o tema desta Festa.No domingo, dia 6 de Abril, terá lugar a Visita Guiada aos Jardins de Camélias do concelho, momento este que permitirá a todos os interessados apreciar inúmeros exemplares de cameleiras, artisticamente trabalhadas, e que fornecem um encanto especial a estes jardins.

Gosto muito de camélias e o Norte de Portugal tem tradições únicas que envolvem a topiária das cameleiras, na ‘pouca’ arte de jardins que existe no nosso país. Só nesta região existem diversas casas com jardins repletos de cameleiras, muitas delas topiadas em formas fantásticas e mantidas com enorme rigor, como são por exemplo as cameleiras da Casa da Gandarela ou da Casa do Campo, que merecem certamente uma visita.

Além disso, a região de Basto é um paraíso perdido entre o Minho e Trás-os-Montes, que vale a pena conhecer. Fui à dois anos atrás com um grupo de Lisboa visitar este festival e foi curioso observar que muito poucas das pessoas conheciam esta região.

Tenho na minha colecção pessoal três espécies que muito aprecio, entre as quais está uma das plantas mais importantes do mundo: o chá (Camellia sinensis); a Camellia reticulata, com a suas flores grandes e rendilhadas e a Camellia sasanqua, uma espécie que poucas pessoas cultivam, mas muito interessante pelo seu porte arbustivo, floração muito precoce (Setembro, Outubro) e pelo intenso aroma perfumado que libertam as suas flores.

Tive o privilégio de gerir uma enorme colecção de cameleiras, durante seis anos, num dos jardins mais bonitos do país, onde contava com diversas espécies e variedades, algumas das quais criadas por portugueses (noutros tempos…) e com exemplares centenários. Voltarei a este tema de forma mais alargada mais para diante, agora que a Festa das Camélias veio abrir o apetite…

P.S: Actualmente, as duas únicas plantações de chá na Europa encontram-se na ilha de S. Miguel, nos Açores: Gorreana e Porto Formoso. Vale a pena visitar.

Mais informações e inscrição nas actividades em:

Qualidade de Basto, EM
Av. Da República
Ed. do Mercado Municipal, 1º
4890-220 Celorico de Basto

Tel: 255 320 250
Fax: 255 320 259
geral@qualidadebasto.pt
http://www.qualidadebasto.pt/


Share this:

, ,

CONVERSATION

1 comentários:

Anónimo disse...

Ola Luis!
Que projecto e "equipa" interessante! Quando os vi na TV ocorreu-me que seria muito giro tentarem criar um "borboletario". Com plantas tao aromaticas, estufas e uma fonte de agua corrente...tem o basico para comecar. E' lindissimo, relaxante e cientificamente interessante. Nao e' facil porem (a qualidade do ar em Gaia podera ser um grande senao), mas acho que esta a altura do desafio ;)
Gostaria de os visitar e de o conhecer, os agronomos por vocacao estao quase extintos, especialmente nas zonas urbanas :)Parabens.
Cumprimentos, S