Quem quer sentir-se grato como o agricultor?!

Quem quer sentir-se grato como o agricultor?!

Ao longo da vida tive o privilégio de me cruzar com largas dezenas de pessoas que foram absolutamente inspiradoras para me tornar jardineiro/agricultor.

Como o saudoso Engº Sousa Veloso, com quem estive apenas uma vez, no III Congresso Nacional de Plantas Ornamentais, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Maio 2000.

Apesar da sua débil condição física, aceitou o convite para participar no congresso, onde lhe foi prestada uma homenagem sentida por uma vasta plateia de pares, honrados com a sua presença.

No final do almoço do evento, no tempo em que estas coisas ainda se faziam à mesa, ganhei coragem, levantei-me e fui ter com ele porque tinha uma urgência enorme para lhe agradecer.

Bati na timidez como quem bate num limoeiro preguiçoso, verguei-a como numa empa de um ramo de videira e os frutos logo se fizeram sentir. 

Disse, emocionado, para que todos os presentes pudessem ouvir: 

"Engº Sousa Veloso, quero agradecer-lhe pessoalmente, porque se hoje sou agrónomo, também o devo a si, pois cresci a vê-lo na televisão.

Ele levantou-se muito devagarinho, com a ajuda da mulher, começou a chorar, agradeceu e deu-me um abraço!

E ficou tudo a bater palmas!!! Foi incrível!!!

Infelizmente desse momento não tenho qualquer imagem...

Esta semana, outra pessoa absolutamente inspiradora para mim, sobretudo pela sua enorme generosidade, a Isabel Mourão, presidente da APH e organizadora do evento na altura, fez-me chegar esta maravilhosa fotografia desse dia.

Uma das lições mais importantes que recebi até hoje da agricultura e seus profissionais. Ser grato, sempre.

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: