Quem quer dar uma palestra amais o padre, como o agricultor?!

Quem quer dar uma palestra amais o padre, como o agricultor?!

Ao longo dos últimos 22 anos dei várias centenas de palestras em público sobre agricultura e jardins, quer em ambientes formais, como universidades e congressos, quer em ambientes mais informais, como associações, escolas, etc.

Nestes eventos tive o privilégio de partilhar mesa com personagens absolutamente magníficos e aprender muito com eles!

E vivenciar alguns episódios inesquecíveis... 

Como aquele maravilhoso final de dia, em Junho de 2001, no Parque das Termas do Gerês, em que o Padre Fontes e eu fomos convidados para falar de plantas aromáticas e medicinais como uma alternativa para a agricultura tradicional da região.

Perante uma plateia recheada, o Padre fez desfilar uma série de plantas que a população de Vilar do Perdizes utiliza há séculos nas mais diversas receitas e mezinhas.

Até que chegou a vez da hortelã-pimenta. Disse o Padre: "o povo faz com esta planta um licor a que chama de levanta o pau..."

Fez uma curta pausa, para logo voltar, com toda a glória, esgrimiu o dedo no ar, esboçou um sorriso de orelha-a-orelha, retorquindo: "E FUNCIONA!!!"

Instalou-se uma gargalhada de tal ordem que ecoou por todo o jardim! 

Até que uma senhora mais espevitada arremessa da multidão com: "pois é, por isso é que tens tantos sobrinhos parecidos contigo!!!".

Tenho a certeza absoluta que várias pessoas não se contiveram e deixaram cair um ou dois pinguinhos na cueca de tanto rir... eu fui um deles...

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: