Sangue na Guelra - o jantar

Estivemos presentes no primeiro evento satélite do Peixe em Lisboa – Sangue na Guelra. Este evento realizado na Cantina da Estrela (Hotel da Estrela) deu protagonismo a seis subchefes de restaurantes com estrela Michelin, a quem foi dado o desafio de criar pratos com mariscos e peixes da nossa costa. O resultado foi um estrondoso jantar de dez pratos, antecipado por uma prova de infusões de lotes premium das nossas maravilhosas ervas!! Como não queríamos que perdessem pitada, aqui está a nossa fotoreportagem deste magnífico evento:

 
O nosso cantinho está pronto para a prova. Digam lá que não está um mimo?! 
 
  Tanta caneca pronta para encher com infusões deliciosas! Olha, os nossos pelargónios na decoração!

 
Os primeiros curiosos atraídos pelos aromas que saíam dos nossos bules!

 
A nossa equipa com a preciosa ajuda dos alunos de hotelaria da Escola Cantina da Estrela.

 
Plateia muito atenta à explicação do nosso projecto “Análise Sensorial de Infusões”…preparem-se porque vai dar muito que falar!!

 
Hmmm, que cheirinho! Cravinho, pimenta, feno cortado…que bem cheira esta infusão de manjericão!!

 
As últimas dúvidas e comentários dos provadores. Adoraram!!

 
As nossas plantas não teriam tanto destaque se a decoração não ficasse a cargo a Cloche, Receptions Design… que bonito está!!

 
Olhem o que encontramos! As nossas perpétuas roxas na decoração da sala…e que bem que ficam!!

 
Estes rapazinhos são uns malandros, não podiam faltar a este evento! Que ideia genial, centros de mesa com ervas aromáticas…um casamento perfeito!!
 
 
Tudo pronto na sala, enquanto que na cozinha a azáfama era muita para que tudo estivesse perfeito!

  O resultado não podia ser melhor: Lírio, Couve Flor e Caviar do Chef Matteo Ferrantino do Restaurante Vila Joya, **Michelin.

  Mas não ficamos por aqui! Este Lagostim e Ervilha de Primavera do Chef David Jesus do restaurante Belcanto (*Michelin) foi um encanto para muitos…

 
…principalmente para a nossa Elisabete Couto que não desperdiçou a oportunidade para travar amizade com os chefes da noite.

 
Legumes crús? Clorofila? Hmmm…

  …afinal tudo regado com infusão de peixe seco em chá verde, fica um regalo para o corpo e alma! E ainda tivemos o privilégio de ser servidos pelo Enrico Vignoli do Postrivoro que nos encantou com o seu charme italiano.

Olhem só a beleza destes bules de prata, magníficos!!

 
O chefe Matteo Ferrantino, sob o olhar atento do Chefe Florian Ruhlmann do Ocean no Algarve (** Michelin), a empratar um dos melhores da noite: Bacalhau, Trufa Preta e Pata Negra…uma delícia!!

  Que privilégio, o chefe Metteo Ferrantino mimou-nos com mais uma dose de trufa!!

  E a grande surpresa da noite veio pela mão do Chefe Yoji Tokuyoshi do restaurante Osteria Francescana (*** Michelin)…

  …”Do Atum Tudo se Come”, o nome do prato diz tudo! Amado por uns, odiado por outros… a verdade é que foi preciso muito sangue na guelra para apresentar este prato!!

  E por fim a sobremesa! Dois belíssimos e deliciosos pratos inspirados na praia e assinados pela Chef Christina Shaffenacker do Restaurante Ocean (**Michelin).

  Os aplausos merecidos a toda a equipa que protagonizou e organizou este magnífico evento e do qual tivemos a privilégio de participar!

 Os companheiros da noite: Pedro Rocha da Raízes, Teresa e Pedro Bastos da Nutrifresco, José da Bragard, Teresa e Paulo Salvador. 

  Depois da decoração aprovada, Louise Kamber descontraiu na companhia da nossa Luísa. 

O encanto das nossas ervas não passou despercebido ao Paulo Luz, chefe de sala do Vila Joya. Será que a próxima prova será no Algarve?!! 

 
Na mudança de papéis, Paulo Barata fotógrafo da Guerrilla Food Photography, deixou-se fotografar com as meninas do Cantinho. A organização deste evento ficou a cargo da Amuse Bouche, protagonizada pelo Paulo e Ana Músico. Parabéns aos dois pela excelente ideia!!

Share this:

CONVERSATION

1 comentários:

Louise Kamber disse...


Boa noite á fantástica equipa do Cantinho das Aromáticas,

De facto o privilégio de poder ter trabalhado convosco e ver os convidados a provar as ervas frescas directamente das jarras foi algo que me deu o privilégio de ver que podemos fazer decoração interactiva, maravilhosa e surpreender de uma forma completamente diferente os comensais.
Acho que vamos pegar moda e mostrar muitas vezes as vossas magnifícas ervas aromáticas. Obrigada pela experiência e até á próxima. Louise Kamber