Análises rigorosas às nossas ervas

Recentemente, depois de enviar o primeiro camião do ano com os frutos da nossa colheita até Setembro, para França, pelo quarto ano consecutivo, recebi uma das melhores notícias profissionais da minha vida. O lote maior (1400 kg de limonete) foi submetido a rigorosas análises, por iniciativa do cliente, de forma a despistar 160 pesticidas!!!

Um procedimento habitual neste negócio, pois as matérias-primas serão utilizadas por algumas das indústrias mais exigentes em qualidade do planeta (farmacêutica, cosmética, alimentar), mas até hoje, nunca com este rigor, já que as análises foram efectuadas num laboratório Europeu de referência, o número de parâmetros é muito maior que o habitual e as substâncias foram procuradas com um rigor de 0,01 mg/kg.

Muitos destes pesticidas permanecem no solo vários anos e conseguem por isso ser detectados numa análise efectuada com este nível de exigência. Já para não referir o potencial cancerígeno de muitos deles... NÃO DETECTADO em todos os parâmetros foi para mim uma alegria indescritível, fiquei mesmo emocionado... de alegria!!!

De certo modo estes resultados refletem a nossa atitude, a nossa honestidade com o que produzimos, com os nossos clientes e com os agricultores que apoiamos. Em última análise, à nossa escala, com o Planeta. O solo é uma espécie de "máquina da verdade", que neste caso contou a história da nossa vida nos últimos 8 anos e demonstrou o enorme respeito que sempre tivemos com ele.

Provando mais uma vez que a Agricultura Biológica é uma realidade contemporânea exequível, mesmo em espaço urbano, o seu conjunto de práticas e processos levam à produção de produtos de grande qualidade, tornando viável a actividade económica para o agricultor, que consegue exportar os seus produtos com maior valor, respeitando e enriquecendo diariamente e a longo prazo, o meio que o rodeia, do qual depende, univocamente.

Quantos agricultores conhecem os meus leitores ou os meus pares, que foram já esmiúçados desta forma?!! Pois é... Sempre fiel aos princípios, hoje, mais do que nunca, sinto fazer parte daquele emergente grupo de pessoas que contribuem com esforço e dedicação para a derradeira mudança de atitude que urge, para que o futuro neste território, neste abençoado Planeta, seja ainda possível, mesmo para o nosso legado.


Por uma questão legal, apenas posso publicar os resultados, sem identificar o cliente ou o laboratório. No entanto as análises estão expostas na nossa lojinha, para gáudio diário de quem por lá passa!!!

Share this:

,

CONVERSATION

5 comentários:

Cristina Manso Preto disse...

Parabéns!
Quem trabalha assim de forma tão honesta, mais cedo ou mais tarde acaba por se recompensado.
Bjinhos.

greenservices disse...

É sem dúvida muito importante aquilo que acabamos de poder ler no Vº Blog.
os nossos sinceros parabéns.
Que a continuação agora seja mais fácil de trilhar.
Obrigado por partilharem isso connosco, pois o melhor será premiado, mais cedo ou mais tarde, muitas vezes, mais tarde ...
Greenservices - JBatista

Jorge Carona disse...

Parabéns
É extraordinário como todos os parametros foram cumpridos sem nenhum vestigio de pesticidas ainda mais estando a quinta em plena cidade

Cláudia disse...

Parabéns e bem hajam pelo vosso trabalho. É todo o Universo que ganha com isso

HRé disse...

trabalho bem feito!
atitude, para fazerem-se coisas bem feitas :D